De acordo com uma pesquisa feita pela ESET, foi identificado um novo tipo de ataque virtual que tem como alvo os usuários do serviço de micro-blog Twitter. O golpe trata-se de um phishing, que como a maioria sabe, tem como objetivo o roubo de dados confidenciais dos usuários. A prática já teria atingido mais de 31 mil internautas em todo mundo. O ataque utiliza a Engenharia Social, técnica na qual os cibercriminosos se aproveitam da curiosidade das vítimas para induzi-las a clicar em links maliciosos. Nessa situação específica, o golpe usa tweets em inglês que envolvem rumores ou tragédias, com o objetivo de chamar a atenção dos usuários do micro-blog. Os mais desatentos, acabam clicando e visitando o endereço eletrônico fraudulento.
Quando a vítima clica no link contido nas mensagens falsas, elas entram em uma página, na qual recebem a informação de que a sua conta do Twitter está inativa. A partir daí, elas são induzidas a inserir o seu login e senha pessoal, caso queiram a se conectar à rede social. Os cibercriminosos querem mesmo é roubar as credenciais de acesso de suas vítimas.
De acordo com as declarações dos especialistas da ESET, até o momento, os cibercriminosos utilizaram somente frases no idioma inglês para propagar o phishing. Porém, há uma grande possibilidade de que eles migrem para outros idiomas incluindo o português, para publicar as mensagens maliciosas. Portanto, é necessário que os usuários do twitter redobrem suas atenções.
Ref: Convêrgencia Digital
0 comentários:
Postar um comentário