quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cinco dicas para evitar que seus dados caiam em mãos erradas

O mundo está cada vez pior, privacidade hoje em dia é quase uma utopia, vivemos (quase sempre) cercados de câmeras na rua, no trabalho, no banco… estamos expostos na mídia, redes sociais, e como se não bastasse, um vacilo e pronto, tudo pode acabar mal.


E quando o problema fica fora do controle, como já aconteceu com famosos como Britney Spears, Rihanna, Shakira, entre outras, sem deixar de citar o caso mais recente da atriz Carolina Dieckman, como evitar que isto aconteça?

Não existe um método 100% eficiente contra este tipo de problema, até porque existem várias maneiras de ser exposto, seja pela perda de um aparelho (celular, pendrive, cd/dvd, computador, etc), roubo, exposição voluntária, etc, porém existem coisas que podemos fazer para minimizar o problema, como:

1º – Fotografou, filmou?  Não publique! Não envie para ninguém via redes sociais, sempre existe um desocupado querendo conhecer sua intimidade.

Quer enviar para alguém? Compacte num arquivo zipado, com uma senha segura (misturando letras MAIÚSCULAS, como MINÚSCULAS, car@actere$ e$peçiai$, núm3r0s, entre outras combinações); Todos os Compactadores permitem o uso de senhas.

Outra forma é usar uma assinatura digital (autentificação), que garante que o e-mail recebido não foi alterado desde o seu envio, ou seja, o email enviado não foi interceptado, alterado e re-enviado.

Existem também a criptografia, que garante que somente quem tem a chave pública saberá o conteúdo da mensagem.

Existem bons softwares que criptografam uma mensagem, garantindo que somente quem tenha o mesmo aplicativo e que saiba a chave poderá descriptografá-la, é o caso do EText, que nem necessita instalação.

Eu tenho os dois pés atrás (melhor ter excesso de cuidado do que confiança em demasia, isto não é pessimismo, é cautela) até com a computação em nuvem, nunca se sabe quando alguém poderá invadir o sistema ou mesmo se por força judicial alguma empresa seja forçada revelar dados de seus clientes/usuários

– Ficou exposto e flagrou alguém invadindo sua intimidade? Procure a polícia e registre um boletim de ocorrência, caso alguém publique algo sobre a exposição fica mais fácil garantir que ela não vá adiante.

Na sua intimidade você pode fazer o quê quiser e ninguém tem o direito de invadi-la e nada justifique essa invasão, exceto se você estiver cometendo algum crime, mas quem decidirá isto é a justiça. Inclusive imagens/vídeos obtidos sem ser autorizados pela justiça não servem como prova criminal, pois isto é considerado invasão de privacidade, conforme o Art. 5º § X da Constituição Federal.

3º – Precisa de manutenção técnica? Não confie seu equipamento à pessoas não autorizadas (como o amigo do seu sobrinho, que “formata computador” baratinho), garanta que a empresa que fará manutenção em seu equipamento seja idônea, exija um termo de responsabilidade para evitar fraudes e violação de seus direitos.

Se você não pode fazer cópia de seus documentos/dados pessoais, deixe bem claro (documente isto, de preferência, com testemunhas) que esses dados não podem ser vasculhados. Não há necessidade de abrir seus documentos pessoas para fazer/restaurar backup, se alguém ao menos abri-lo já é indício de violação de privacidade, exceto se o autor consentir.

4º – Não vacile, segurança é coisa séria. Se você não quer ter seu equipamento violado, não vacile, coloque uma senha segura (como citamos no primeiro tópico) e não conte pra ninguém (nem para o técnico… se ele não sabe fazer/restaurar dados sem saber a sua senha é porque ele não é especializado (exceto se você usar uma ferramenta muito segura, claro, que impeça remoção de arquivos ou pastas).

Neste caso se oriente pelo 3º tópico, contrate profissionais para fazer manutenção em seu equipamento.

5º – Fique alerta, nunca, jamais, sob hipótese nenhuma, nem que se comprove a existência de vida em Marte, mesmo que veja um disco voador, NUNCA ABRA OU REENVIE mensagens do tipo corrente ou email suspeito.

Muita gente é prejudicada porque atira no próprio pé… sabe aquelas mensagens sobre alguma criança com doença rara, algum pai desesperado pelo filho que sumiu, aviso de sua conta de hotmail será bloqueada, que o banco (que você não tem conta, inclusive) solicita uma atualização? É tudo cilada… não abra, não caia na tentação, apague.

É inacreditável que as pessoas não vejam a cilada que existe numa mensagem do tipo corrente, é apenas uma forma maliciosa de capturar emails de todos que repassam a tal mensagem, e depois cadastra-los num sistema de spam.
Recebeu? Simplesmente apague, ignore (eu coloco no filtro de spam).

E agora uma dica para quem teve sua privacidade invadida via internet: Não culpe o serviço de hospedagem por danos causados por usuário que utilizam o serviço, à exemplo da atriz Caroline Dieckman, Xuxa, entre outras, que processaram o Google por não impedir que seu vacilo seja publicado, o Google é APENAS UM SERVIÇO DE BUSCA, não é um monitor de privacidade.
Quando acontecer algo desse tipo seja idôneo e inteligente o suficiente para saber identificar o real responsável, se não, contrate um profissional para identifica-lo.

São dicas como essas, simples, que podem não impedir que você tenha dor de cabeça mas pelo menos as chances diminuirão consideravelmente.

Pense nisto!

0 comentários:

Postar um comentário

 

SECURITY MASTER Copyright © 2011 -- Template created by Security Master -- Powered by Blogger