|
Criminosos Usaram Trojan Carberp para Realizar Fraudes Bancárias |
Ontem, dia 22 de março, oito elementos foram detidos em Moscou, sob suspeita de ter feito um roubo de £ 2.750.000 com a utilização de um trojan bancário. Conhecido como "Carberp" e descoberto no Outono de 2010, este perigoso toolkit trojan é especializado em interceptação de dados bancários dos usuários e posteriormente, em transferir esses dados para um servidor C & C (Comando e Controle). O trojan também conseguiu contornar a tecnologia User Account Control (UAC), que foi introduzida junto com o Windows Vista.
O serviço de inteligência russa, a FSB, prendeu os homens em uma operação conjunta com a empresa de segurança russa Grupo-IB e oRussian Interior Ministry, MVD. De acordo com uma declaração do MVD, os bankers roubaram mais de 60 milhões de rublos com o trojan, o equivalente a £ 1,3 milhões. Além disso, os especialistas em segurança mencionaram uma quantidade significativamente maior: de acordo com um comunicado do Grupo-IB, o Carberp totalizou 130 milhões de rublos (R$ 2,8 milhões) só no último trimestre.
Aparentemente, o grupo de cibercriminosos alugou escritórios em Moscou e fingiu ser uma empresa legítima, que atuava na área de TI. Porém, durante a incursão de ontem, os policiais que investigavam o bando apreenderam diversos cartões ATMs, documentos falsificados e 7,5 milhões de rublos (cerca de £ 162.000) em dinheiro.
0 comentários:
Postar um comentário